Deixe um comentário

Carlos Oswald: O Mestre da Calcogravura

images

É sabido que Dom João VI incentivou sobremaneira o desenvolvimento das artes e das ciências no Brasil, e foi em torno da Imprensa Régia – fundada pelo monarca em 1808 – que se deu o movimento inicial da gravura no Brasil, quando da chegada da Missão Artística Francesa em 1816.
A arte da gravura desenvolveu-se gradativamente e, a partir do século XX, uma nova concepção da forma de gravar foi instaurada: antes vista apenas como um meio de reprodução, pois inspirada no trabalho de terceiros, a gravura começou a expressar-se diretamente das mãos de quem a concebia, libertando-se da fidelidade a outrem, e passou a denominar-se gravura artística.
Mestre de primeira grandeza no Brasil na arte da gravura, Carlos Oswald (1882-1971) chegou ao Brasil em 1913, pela segunda vez, e foi convidado a inaugurar e dirigir a Oficina de Gravura do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, entidade vinculada à Sociedade Propagadora das Belas Artes. Foi lá que iniciou o trabalho pioneiro de ensino da gravura em metal no país.
Nesse período, o artista trabalhou com afinco, sulcando um sem número de chapas e lutando para ganhar adeptos. Sua atuação como professor foi fundamental para que a técnica da calcogravura passasse a ser reconhecida, respeitada e divulgada. Imprimiu caráter expressivo à arte da gravura e buscou apoio às suas idéias numa sociedade que ainda via a gravura como mera representação técnica e como um processo de reprodução menor, longe de qualificá-la como arte em si.

carlos-oswald

O emérito professor pôde contar, entre seus alunos, nomes que hoje fazem parte da moderna e premiada gravura artística brasileira: Poty Lazarotto (1924-1998), Hans Steiner (1910-1974), Darel Valença Lins (1924), Henrique Carlos Bicalho Oswald, seu filho (1918-1965), e Orlando DaSilva (1923) que, futuramente, tornar-se-ia o maior conhecedor vivo da obra de seu mestre. Carlos Oswald totalizou quarenta anos à frente do ensino e da difusão da arte da gravura no país.

images (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: