Deixe um comentário

Picasso e o Interesse contínuo pela gravura

picasso_gravura_p4

Em 1899 Picasso realiza com a ajuda de Ricardo Canals a sua primeira gravura, “El Zurdo”, representando um picador. Na época tinha 18 anos e vivia em Barcelona. Sua última gravura foi produzida em Moujins, no sul da França, em 25 de março de 1972, quando tinha 90 anos, um ano antes da sua morte ocorrida em 8 de abril de 1973. Calcula-se que Picasso realizou ao longo de sua vida cerca de 2200 gravuras nas suas diversas técnicas (calcografia, litografia, gravura em metal). Seu interesse pela gravura foi uma constante, nas diversas fases de sua obra.
Na maioria das vezes Picasso trabalhava com séries onde havia predominância temática. É o caso da famosa Suíte Vollard,  assim chamada pelo editor e marchand Ambroise Vollard e é composta de 100 gravuras feitas entre 13 de setembro de 1930 e 12 de junho de 1936. A série retratou minotauros, violações, mulheres e também o tema do artista e seus modelos.  As três últimas gravuras, incluídas nesse conjunto, são retratos de seu amigo Vollard, datados de 1937. No mesmo ano em que Picasso pintou a grande tela Guernica, denunciando o bombardeio alemão e os horrores da guerra civil espanhola.
Outra série importante no conjunto de sua obra é a chamada Série 347, porque é composta por esse número de gravuras, todas realizadas no curto período de sete meses, no ano de 1968. E tem como tema central – o pintor e seu modelo. Picasso recorreu a sua iconografia de outrora ao retrabalhar a figura da A Celestina, pintada em 1903(inspirado na personagem de um romance medieval de Fernando Rojas, publicado em 1499)alem de incluir ele mesmo na composição em forma de auto-retrato.
A Série 156 que, na verdade, consta de 157 águas-fortes e foram criadas entre 1970 e 1971. Picasso representou bordeis onde inseriu, entre outros personagens, o pintor Degas, a Celestina, e a si próprio como nonagenário espectador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: