Deixe um comentário

Ligando estética à precisão técnica, Fayga Ostrower criou gravuras com rara virtuosidade

gravura-fayga-ostrower-assinadanumerada-sem-titulo-1966_MLB-F-4041142630_032013

Embora seu trabalho tenha começado e durado cerca de dez anos com o figurativo, Fayga Ostrower foi gradativamente mudando de estilo, dirigindo-se diretamente para o abstracionismo, sempre com rara virtuosidade.

Com ardor incomum e a vontade de alcançar um resultado inovador, a artista fortaleceu-se sempre através também de uma técnica segura e invejável, o que lhe valeu ser considerada a “Grande Dama da Gravura”.

A harmonia do espaço foi sempre uma de suas maiores preocupações, tendo pesquisado a vida inteira proporções, coerências de fórmulas, plenos e vazios, ligando estética a precisão técnica. O conteúdo expressivo da obra dessa artista consagrada reside, sem dúvida, na estrutura formal, vivificada pelas suas inúmeras experiências no campo da litogravura, da água-forte, de água, tinta, de lito etc.

“Quanto à ordem temática” – escreveu Clarival do Prado Valladares, o grande crítico de arte da década de 1960 “”Fayga se submete a uma dificuldade maior. Desvinculada de qualquer conotação alusiva, discursiva ou anedótica, resulta totalmente mergulhada na procura de elementos formais abstratos.

“Sua gravura não se limita à composição dimensional. Investiga por uma nova dimensão, que não seja a perspectiva ilusionista, mas que se concretiza como realidade visual. As superposições, algumas diluídas em densidade de nimbo, conferem o efeito ótico do distanciamento, entre o espaço visualizado e o tempo percebido, naquela harmonia que, em paralelo comparativo, não nos vem outra lembrança senão a da música.”

Assim é a obra “Sem Título”, por nós doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. Trata-se de uma litogravura em papel de arroz, na qual as tensões, fundidas com um cromatismo suave no espaço compositivo, dão ritmo à composição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: