Deixe um comentário

O mundo ao alcance de um click – Máquinas Fotográficas nos anos 20

Camera

A tecnologia na qual as câmeras modernas foram baseadas foi descoberta no século XVII mas aprimorada gradualmente com a introdução de novas técnicas. Apenas em 1885 George Eastman o pioneiro do conceito de câmera fotográfica moderna, desenvolveu a tecnologia que tornou as câmeras um produto de consumo acessível. Eastman criou a primeira câmera da marca Kodak que simbolizou um avanço na indústria fotográfica até então em estágio embrionário. O lançamento foi tão popular que apenas os automóveis da Ford conseguiriam igualar, e depois superar o número de vendas.

A primeira câmera Kodak era vendida com o filme instalado em seu interior e os consumidores precisavam enviar a câmera inteira para a companhia para que as fotos fossem reveladas. A companhia então recarregava a câmera com um novo filme e a enviava de volta para que seu dono pudesse tirar mais fotos. Cada câmera possuía um filme de 12 poses e era uma caixa de madeira pesando 14 quilos incluíndo o tripé, então dá para ter uma idéia de como o processo era lento e quanto tempo demorava para que seu aparelho retornasse.

No primeiro ano do século XX, Eastman introduziu uma nova tecnologia e criou o modelo Brownie. Esta foi a primeira câmera manual com um tamanho e peso que permitiam carregá-la onde quer que fosse. Ela também foi a primeira a trazer o botão snapshot que permitia ao fotógrafo amador simplesmente mirar o aparelho na direção do objeto a ser fotografado e apertar um botão. A Brownie se tornou a máquina fotográfica mais popular do mundo, pois além de ser compacta seu preço era acessível à grande parte da população (US $1,00) e sua utilização era incrivelmente fácil. Logo ela ficou associada com as férias, famílias, mas também com expedições e viagens. A Kodak cedeu várias câmeras Brownie a expedições científicas como a que cruzou os desertos da Mongólia. A Brownie era tão popular que foi vendida até meados dos anos 60.

Em 1914, Oskar Barnack começou a fazer experimentos com filmes de 35mm usados normalmente em filmagens. Seu objetivo era adaptar a tecnologia que permitia fazer cinema para a fotografia. A Grande Guerra impediu as pesquisas de Barnack que foram retomadas pela Kodak Company que adquiriu a patente do projeto na década de 20. Logo em seguida foram introduzidos os filmes em rolo (ou cartuchos pois pareciam munição de espingarda) que revolucionaram a indústria mais uma vez permitindo que o próprio operador retirasse o filme e fizesse sua troca. Até então as fotos eram impressas em chapas de vidro frágeis e propensas a falhas. O filme em rolo também trouxe outra novidade: os laboratórios de revelação. A Kodak começou a produzir material químico para revelação o que fez os lucros da empresa deslancharem.

Em 1920 diferentes modelos de câmeras chegaram ao mercado: as folding cams traziam uma lente acoplada a um mecanismo metálico que se extendia e permitia que a lente fosse ajustada conforme a distância melhorando o foco e a qualidade das fotos. As folding cameras também acabaram de uma vez por todas com as máquinas de madeira, que esquentavam e eram mais frágeis. Essas máquinas eram feitas de metal e guardadas em caixas de couro.

Em 1927, a General Eletric desenvolveu a lâmpada de flash com base em alumínio que permitia fotografias em condições adversas de luminosidade. Até então os flashes eram produzidos por lâmpadas de pólvora, algo extremamente perigoso. O flash eletrônico acoplado à máquina surgiu em 1931 utilizando uma lâmpada estroboscópica acionado quando o botão de foto era pressionado.

Usar uma lâmpada de flash exige um conhecimento mínimo de 40% em Photography. Ele reduz em 20% a dificuldade de obter fotografias em condições de pouca luminosidade.

Filmes coloridos foram inventados em 1935, mas só passaram a ser comercializados a partir de 1941. Até então eles eram pouco usados, apenas por fotógrafos profissionais, por serem demasiadamente caros e necessitarem de certo conhecimento ou equipamento especial de revelação.

link completo: http://mundotentacular.blogspot.com.br/2010/08/o-mundo-ao-alcance-de-um-click-maquinas.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: