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A INFLUÊNCIA DA ARTE JAPONESA NA REPRESENTAÇÃO DA ESPACIALIDADE IMPRESSIONISTA

Índice

A gravura japonesa influenciou a nova concepção espacial da pintura no Impressionismo, apresentando novos conceitos, tais como a falta de perspectiva central, os enquadramentos inusitados e a irrelevância na representação de figura e fundo. Essa concepção diferenciada do espaço proporcionou um novo direcionamento para a realização impressionista em direção à subjetivação representativa do espaço. A pesquisa teve como objetivo principal demonstrar essas influências, especialmente da gravura japonesa Ukiyo-e, uma vez que toda a representação espacial observada nas estampas japonesas era concebida de maneira significativa, registrando um flagrante da consciência apreendido pelo gesto rápido e definitivo do artista. A pesquisa esta inserida no projeto da professora Sônia Régis Barreto, “A subjetivação do espaço na arte”, cabendo ao autor o desenvolvimento dos aspectos relacionados à espacialidade das representações artísticas japonesas no contexto impressionista do século XIX. O conceito do Impressionismo traz com ele a subjetividade, já que, como arte puramente visual e perceptiva, buscava representar a experiência de cada artista com o que era realmente visto. A sensação visual introduziu na pintura uma nova maneira individualista de ver o não permanente, o efêmero. Para conquistar essa representação, os impressionistas pesquisaram novas técnicas, novos métodos de execução, que foram sendo ajustados a esse campo de sensação. A estampa Ukiyo-e, que retratava com grande expressividade o cotidiano do homem citadino, recebia o nome de “pintura do mundo flutuante”. Tratava-se de xilografias populares, gravadas em madeira e impressas em grande escala, que representavam o efêmero, o transitório da vida, e ilustravam as histórias populares no Japão. O mundo que flui é também o movimento rápido e preciso do pincel deslizando sobre o papel, registrando o efêmero do cotidiano. Esta arte de representação de entretenimentos de citadinos contribuiu muito com a pesquisa impressionista.

artigo completo: http://www.pucsp.br/iniciacaocientifica/20encontro/downloads/artigos/MARIA_APARECIDA_CORDEIRO_KATSURAYAMA.pdf

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