Deixe um comentário

O emprego de gravuras em LDs de línguas da Idade Média ao século XVIII

helb_3_3_1_2009_fabricio_samara(1)

A técnica mais antiga para a produção de gravuras é conhecida como xilogravura. Sua invenção está relacionada a um método de imprensão sobre tecido praticado na China, no Egito e no Império Bizantino. Antes, em 1300, a técnica chegou à Europa por meio dos impérios Bizantino e Islâmico. Ao Ocidente, vindo da China, o papel chegou pela Espanha Islâmica e no final do século XIII já era fabricado na Itália. Na Alemanha, há registros que sua produção teve início no final do século XIV.

No final do século XV, ilustrações para livros chamadas iluminuras e cartas de baralho começaram a empregar a xilogravura em sua confecção. Em 1658, o educador tcheco, Comenius (1592-1670), pai da ilustração em material didático, publicou o primeiro livro com gravuras sugerindo a prática (ouvir, (re)ler, copiar, imitar, falar, escrever) enriquecida por regras e a regra induzida por leitura (cf. CHAGAS, 1979).

O Orbis Pictus ou Orbis Sensualium Pictus (O mundo visível em gravuras) é um livro-texto ilustrado para ensino do latim a crianças. Originalmente publicado em latim e alemão, em Nurembergue, o livro rapidamente se espalhou para escolas alemãs e também para outros países. A primeira edição em língua inglesa foi publicada em 1659. Entre os anos 1670 e 1780, novas edições foram publicadas em várias línguas com atualização tanto das gravuras quanto do próprio conteúdo do livro.

A crítica moderna faz algumas restrições à obra do educador tcheco que em seu método de ensino de línguas superestimou o papel da gravura e, consequentemente, relegou a segundo plano a linguagem oral, tornando o ensino artificioso e formal. A obra de Comenius era dividida em capítulos ilustrados por meio de entalhes na madeira e tinha 150 capítulos que tratavam de temas como botânica, zoologia, religião, atividades humanas e outras, como pode ser constatado na figura abaixo, na ilustração do capítulo XXII sobre aves campestres e silvestres.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: