1 comentário

A diferença entre a gravura e o fine art

200px-Prints_Pigment_Giclee

O início da gravura no Brasil O inicio da gravura no Brasil foi através da técnica de tipografia, em madeira e metal, devido a necessidade de publicar um livro.

A gravura é uma obra de arte que é feita artesanalmente, sem a ajuda ou com pouca ajuda da mídia digital, já o giclée é um processo de gravura mas feita digitalmente com ajuda do computador e idealizada com a ajuda de uma impressora especializada em imprimir obra de arte.

Segue abaixo como são os processos da gravura.

XILOGRAVURA

É a técnica mais antiga para produzir gravuras, e seus princípios são muito simples. O artista retira de uma superfície plana, a matriz geralmente é madeira as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão(com uma prensa) sobre essa folha a imagem é transferida para o papel.

GRAVURA-EM-METAL

A técnica da gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV. As matrizes podem ser placas de cobre, zinco ou latão. Estas são gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz é entintada e utiliza-se uma prensa para transferir a imagem para o papel.

LITOGRAVURA

Em 1796 Alois Senefelder descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impresões e, após dois anos de experimentações desenvolveu a técnica da Litografia. Esta técnica parte do princípio químico que água e gordura se repelem. As imagens são desenhadas com material gorduroso sobre pedra calcária e com a aplicação de ácido sobre a mesma, a imagem é gravada. Assim como a gravura em metal, essa técninca também necessita de uma prensa para transferir par ao papel a imagem gravada na pedra.

SERIGRAFIA

Embora existam registros de trabalhos utilizando stencil na China, no século VIII, a serigrafia começa a ser aplicada mais freqüentemente por artistas na segunda metade do século XX. Como as técnicas descritas acima, a serigrafia apresenta diversas técnicas de gravação de imagem. Uma delas é a gravação por processo fotográfico. Imagens são gravadas na tela de poliéster e com a utilização de um rodo com a tinta a imagem é transferida para o papel.

GICLÉE / FINE-ART

Fine-art ou Giclée são palavras que nomeiam a mesma coisa um processo de microjato de tinta, a uma determinada pressão, usado na impressão desta nova geração de gravuras. É feita em impressora específica que jateia aproximadamente 4 milhões de microscópicos pingos de tinta por segundo, em papel artístico ou tela. Podem ser usadas até 16 milhões de cores numa só arte.

Esta tecnologia é considerada o que há de mais sofisticado em termos de impressão para artes gráficas. Todo o material, incluindo tintas pigmentadas específicas, é importado. Tanto a tela como o papel são procedentes da Alemanha, Itália ou França e são preparados para receber tintas de alta duração.

As edições são limitadas, numeradas e assinadas pela artista, sendo emitidos certificados de autenticidade, garantindo a origem da obra. A sua durabilidade é superior a 200 anos , desde que observadas as normas de conservação : nunca expor diretamente ao sol, a água ou umidade excessiva. As fine-art ou giclées em tela já possuem uma camada de verniz protetor, não necessitando qualquer adição de uma outra. Para limpar a tela, passar somente um pano livre de fiapos, macio e seco.

Anúncios

Um comentário em “A diferença entre a gravura e o fine art

  1. Sou artista plástico, gravador e professor de gravura. Gostaria de ter maiores informações sobre o processo do giclée, se for possível.
    Primeiro: nos processos de gravura existe uma ‘matriz’ que gera a imagem impressa. No caso do giclée, como é criada a imagem que vai gerar a impressão? A imagem é criada no computador ou se trata de escaneamento de uma imagem feita em outra técnica?
    Segundo: no texto fala em ‘impressora específica’, que impressora é essa, como se chama e como se pode encontrá-la?
    Ou, onde posso buscar maiores informações?
    Cordialmente,
    ZèCésar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: